Sinal analógico será desligado em SP hoje, às 23h59

Salve pessoal! É hora de dar tchau para o sinal analógico de TV na Grande São Paulo. A partir das 23h59 desta quarta-feira (29), a capital do Estado e mais 38 municípios passam a transmitir apenas o padrão digital. Quem tem um televisor antigo precisará de conversor e antena digital para ver as imagens.

São Paulo é a segunda capital a efetuar a transição, seis meses depois de Brasília, no Distrito Federal. Como nota o Estadão, é a maior migração de sinal analógico para digital do mundo em número de pessoas atingidas. A decisão só foi confirmada ontem (28) pelo governo e tem como base os estudos realizados pela Anatel e pelo GIRED – o critério para o desligamento é que pelo menos 93% das casas da cidade estejam preparadas para receber o sinal digital. Levando em consideração uma pesquisa realizada pelo Ibope, dos sete milhões de domicílios com televisor na região metropolitana, 95% estão preparados e não ficarão sem sinal na mudança. Considerando a margem de erro, São Paulo está apta para o desligamento.

As pessoas que ainda possuem televisores com sinal analógico verão um aviso informativo sobre o fim das transmissões durante 30 dias, com um endereço e telefone para tirar dúvidas. Para continuar assistindo a programação, é preciso plugar uma antena UHF em uma televisão com suporte a ISDB-T ou a um conversor externo. Porém, os assinantes de TV a cabo também serão afetados, já que com essa mudança as as operadoras não são mais obrigadas a entregarem sinal de canais abertos gratuitos. SBT, Record e RedeTV! exigem que NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky paguem um valor mensal por cada cliente. Um dos argumentos dessas emissoras é que canais estrangeiros e outros canais nacionais já recebem um valor.

Fonte: Gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas