UM POUCO SOBRE: Cardcaptor Sakura

Salve pessoas! Hoje, o LSH vai atender uma galera que pediu por Sakura CardCaptors aqui na série "Um Pouco Sobre", e finalmente vamos fazer.
Cardcaptor Sakura é um mangá criado pela CLAMP que estreou aqui no Brasil em 01/11/2000 pelo Cartoon Network, e em 11/06/2001 pela Globo, chagando a passar também pelo Boomerang.

Já o mangá veio aqui através da Editora JBC (a mesma que trouxe Sailor Moon, em 2014). E podem acreditar, Sakura conquistou os fãs brasileiros. Vamos juntos em mais um episódio de UM POUCO SOBRE e LIBERTE-SE!!!

MÚSICAS
OP1 - "Catch You Catch Me" (Gumi) [EP 01-35]
OP2 - "Tbira o Akete" (ANZA) [EP 36-46]
OP3 - "Platinum" (Maaya Sakamoto) [EP 47-70]
ED1 - "Groovy!" (Koumi Hirose) [EP 01-35]
ED2 - "Honey" (Chihiro) [EP 36-46]
ED3 - "Fruits Candy" (Megumi Kojima) [EP 47-69]
ED4 -  "Platinum" (Maaya Sakamoto) [EP 70]

FICHA TÉCNICA
Gêneros: Aventura, comédia, romance, fantasia
Episódios: 70
Produzido por: NHK, Madhouse Studios
Trasnmissão: 07/04/1998 - 21/03/2000
Ideia original: CLAMP
Direção: Morio Asaka
Supervisão: Nanase Ohkawa
Música: Takayuki Negishi
Desenho dos personagens: Kumiko Takahashi
Direção de arte: Katsufumi Hariu
Diretor de som: Masafumi Mima
Diretor de fotografia: Hisao Shirai
Produtor: Eizo Kondo



ELENCO DA VERSÃO BRASILEIRA
Sakura Kinomoto: Daniella Piquet
Toya Kinomoto: Vagner Fagundes
Fujitaka Kinomoto: Francisco Bretas
Nadeshiko Kinomoto: Denise Simoneto
Tomoyo Daidouji: Fernanda Bullara
Sonomi Daidouji: Denise Reis
Shaoran Li: Fábio Lucindo
Meiling Li: Marisol Ribeiro
Kero: Ivo Roberto
Spinel: Tatá Guarnieri
Yukito Tsukishiro: Rodrigo Andreatto
Clow Reed: Luiz Antônio Lobue


Enredo:
A série conta a história de uma menina de 10 anos chamada Sakura Kinomoto, que um dia acidentalmente abre um misterioso livro chamado "Livro Clow. Do mesmo livro então saem 52 cartas mágicas que são levadas pelo vento, se espalhando assim por toda a cidade aonde Sakura vive. 
Kerberus, o guardião das cartas aparece e dá a Sakura o dever de recolher todas as cartas, tornando-a uma card captor (capturadora de cartas).
Sakura conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo e mais tarde Syaoran (Shaoran) Li, que também é um card captor e que de rival passa a ser seu amigo aos poucos; e de Meiling Li, prima de Syaoran.
Ao decorrer da história a Sakura passa a transformar as cartas Clow em suas próprias cartas, as cartas Sakura (Sakura Cards).
Indo para a parte mais amorosa da história, Meiling era apaixonada por Shaoran, que por sua vez era apaixonado por Sakura, mas essa gostava do Yukito (ai ai ai Yukito). Apesar de tudo, os dois últimos episódios Shaoran se declara para Sakaura, porém no ultimo o garoto tem que voltar para Hong Kong.
As cartas Clow: Elas são objetos mágicos que tomam forma e vida, as mesmas possuem sentimentos e personalidades diferentes, elas possuem muito poder e se materializam de forma em que reflete a sua personalidade.

Familia Kinomoto: Sakura, Touya, Fujitaka, Nadeshiko
Criaturas Mágicas: Kerberos Yue, Spinel Sun, Ruby Moon
Outros Relacionados: Mago Clow, Eriol Hiiragizawa, Kaho Mizuki, Yukito Tsukishiro

Personagens:
Sakura Kinomoto- Sakura é a personagem principal da série, uma jovem com dez anos no início da história e vive numa cidade com o nome de Tomoeda no Japão, com o seu pai e irmão. O seu objetivo é capturar todas as Cartas Clow que contêm grande poder. Tem uma queda por Yukito, melhor amigo de seu irmão, mas depois se apaixona por Li Syaoran.
 Kerberos - O guardião do lacre das Cartas Clow, apelidado carinhosamente de Kero. Ele ajuda Sakura a capturar as cartas e a ensina sobre seu funcionamento. Gosta muito de doces e de jogar videogame. Ele geralmente se passa por um bichinho de pelúcia para despistar os amigos de Sakura de seu segredo (principalmente o seu desconfiado irmão, Toya) e vive tirando uma com a cara de Syaoran. No final da primeira temporada, após a carta Fogo (The Fire) e Terra (The Earth) serem recuperadas, ele volta à sua forma original, parecida com um leão alado. Seu poder provém do Sol, e suas cartas regentes principais são Fogo, Luz e Terra.
Syaoran Li - Um cardcaptor rival de Sakura, e descendente do criador das cartas, Clow Reed. Syaoran veio de Hong Kong em busca das Cartas Clow, mas deparou-se com Sakura, que já havia capturado algumas delas. Ele passa a estudar na mesma escola de Sakura e Tomoyo e a ajudá-las na captura das cartas. No decorrer da história, Syaoran se apaixona por Sakura pouco a pouco até acabar se declarando. Ele luta Kung Fu e muitas outras artes marciais chinesas, e se utiliza não só das Cartas Clow, como também da magia do Feng Shui, usando sua espada e amuletos. 
Tomoyo Daidouji - Prima de 3º grau e a melhor amiga de Sakura, que gosta muito de filma-lá e de vesti-la com roupas diferentes a cada aventura. Gosta de cantar e tem uma voz muito bonita. Seus sentimentos por Sakura são às vezes exagerados, tornando a série um ícone do gênero. Tomoyo mantém uma espécie de amor platônico por Sakura. É uma garota bem precoce, diz a Sakura que explicará o que sente quando ela estiver mais adulta.
Toya Kinomoto - O irmão mais velho de Sakura. Ele aparece constantemente irritando sua irmãzinha e fazendo bicos em diferentes trabalhos a cada episódio. No mangá, é sugerido que Toya tenha um sentimento de amor por seu amigo Yukito. Há indícios de que Toya teve algum relacionamento com a professora Mizuki. Toya também tem alguns poderes paranormais, e consegue ver fantasmas. É muito ciumento com Sakura, odiando Syaoran desde a primeira vez que o vê, talvez pressentindo algum sentimento ainda escondido; ele e Kero adoram chamá-lo de moleque.
Yukito Tsukishiro - Amigo de Toya. É por quem Sakura nutre uma paixão. Estuda com Toya e é um grande jogador de basquete. Também possui um sentimento muito grande de amor por Toya. No final da série, revela-se que ele seria um alter-ego de Yue, um guardião cujo dever é testar os cardcaptors tão logo eles reúnam todas as Cartas para ver se eles estão aptos a serem donos delas em seu "Juízo Final". Yue tem como astro de poder a Lua, e suas cartas regentes principais são Trevas, Vento e Água. 
Meiling Li - Personagem exclusiva do anime, é prima e noiva de Syaoran. Ela é uma ótima lutadora de artes marciais. Morre de ciúmes de Sakura porque teme perder o seu "namorado", mas isso é resolvido mais à frente. Apesar de muitos a odiarem ela se mostra muito bondosa e compreensiva com Sakura e principalmente Syaoran. 
Eriol Hiiragizawa - Uma reencarnação do Mago Clow, criador das Cartas Clow. Ele surge na segunda metade da história (a terceira temporada do anime e segunda do mangá) para ajudar Sakura a converter as Cartas Clow em Cartas Sakura - um reflexo do poder mágico dela - para que as Cartas não "morram". Eriol ama Sakura, e quer que ela seja muito feliz. Syaoran sente ciúmes quanto o vê com Sakura.
Spinel Sun - É um dos guardiões de Eriol. Geralmente mantém a forma de um tipo de gatinho preto. Porém, sua verdadeira aparência é de uma espécie de pantera negra com asas de borboleta. Enquanto Kero adora videogames, o passatempo preferido de Spinel é ler livros. 
Fujitaka Kinomoto - É o pai de Sakura e Toya. Casou-se bem cedo com Nadeshiko. Nessa época, ele era um professor novato e ela tinha apenas 16 anos. Depois de 11 anos de casamento sua amada esposa acabou adoecendo e morreu. Fujitaka é um homem simpático que, embora sempre esteja ocupado com suas aulas e palestras, vive preocupado com os filhos. Praticamente não tem defeitos. Ele também sabe cozinhar.
Nadeshiko Kinomoto - É a mãe de Sakura e Toya, que foi casada com Fujitaka. Nadeshiko aparece apenas em memória e espírito na série, pois ela morreu quando tinha 27 anos, e Sakura tinha apenas três. 
Clow Reed - O Mago Clow é o criador das cartas Clow, um conjunto de cartas com poderes mágicos. É também o criador de Yue e Kerberos, que têm o dever de proteger as Cartas. 

Os poderes de Clow criaram 3 poderes, o Sola, Lua e Estrelas; As estrelas são os Card Captors, e a Lua e Sol são os guardiões e eles devem servir e ajudar as estrelas (Sakura e Eriol). Os guardiões ajudam com os seus conhecimentos e na sua melhor forma a ajuda é mais frequente, sendo eles Kerberus e Spinel. Os guardiões da Lua são para Card Captors superiores e o mesmo deve vencer o guardião em uma batalha para merecer o respeitos e assim ser servido e ajudado por eles, eles são muito fortes e ocultos. Sendo os mesmos Yue e Nakuru.
Os Card Captors são ajudados inicialmente por uma guardião (Sol) e depois, quando esse merecer, ele recebe a ajuda de outro (Lua - como já explicado). Sendo esses Sakura, Eriol e Rika (mangá/vol.129)


Curiosidades (verdadeiras ou não):
  • Toya foi um Card Captor, quando tinha mais ou menos a idade de Sakura. Isso explicaria o porque do “Livro Clow” estava na casa de Sakura e o porque dele olhar tão desconfiado para o Kero.
  • O avô materno da Sakura já foi um card Captor. Esses poderes foram para a mãe da Sakura, que embora não tenha sido uma Card Captor, tinha poderes mágicos. É por isso que seus filhos (Toya e Sakura) podem usar a magia. 
  • São 52 Cartas Clow. Um baralho comum também contém 52 cartas, e um ano tem 52 semanas… Dizem que além das 52 Cartas Clow existe mais uma, a carta “The Clow”. Esta carta está com o Mago Clow e tem o poder de atrair todas as demais Cartas Clow. 
  • O porque da Sakura e do Shoran gostarem tanto do Yukito é que eles se sentem atraídos pelo poder que a alma do Yukito exala, já que o Yukito é na verdade Yue. Logo, nenhum dos dois está apaixonado pelo Yukito, apenas por seu poder. 
  • Sakura significa “flor de cerejeira”. A cerejeira é uma árvore muito comum no Japão e floresce em Abril. Nesse mês, no Japão, é costume as pessoas fazerem piqueniques em baixo das árvores.
  • O nome Kerberos vem de Cerberus, que na mitologia grega, era o guardião do inferno que possui 3 cabeças.
  • Em muitos mangas da CLAMP, a Torre de Tókio aparece… Além dos sonhos de Sakura em Card Captor Sakura, ela aparece no anime Magic Knight Rayearth (Guerreiras Mágicas). Na torre, Hikaru, Umi e Fuu (Lucy, Marine e Anne) são transportadas para Zefir. E em outros trabalhos dela a torre também aparece (X, Clover, Angelic Layer, etc…) 
  • No mangá, Meiling não está presente. 
  • Também no mangá, Rika recebe um anel de noivado do Prof. Terada. Isso gerou muitas controvérsias, já que é uma aluna de 10 anos sendo pedida em casamento por um Professor bem mais velho.
  • Nos Estados Unidos o anime sofreu diversas censuras e cortes para "e adaptar ao público", sendo até modificado os nomes para "melhor pronuncia".

Filmes: 

Cardcaptor Sakura: The Movie
Cardcaptor Sakura Movie 2: The Sealed Card

Fonte: Projeto Sakura
Wikipedia

Obrigada por acompanhar mais uma matéria, espero vocês no próximo "Um Pouco Sobre".

Comentários

Postagens mais visitadas