Sonic The Hedgehog completa 25 anos!

Salve pessoal! Nesta semana, uma das franquia mais famosas do universo dos videogames está completando 25 anos. Em 23/06/1991, era lançado o primeiro jogo do Sonic para o lendário Sega Genesis/Mega Drive, na América do Norte, Europa e Austrália. No Japão, o lançamento ocorreu em 26 de Julho do mesmo ano.


A jogabilidade de Sonic the Hedgehog tem um esquema de controles simples, que envolve colecionar anéis (uma forma de vida/energia) e um único botão para saltar e atacar. O jogador controla o protagonista Sonic the Hedgehog numa aventura para derrotar o Dr. Robotnik, um cientista malvado que aprisionou animais dentro de robôs e roubou as Chaos Emeralds.

A produção de Sonic the Hedgehog começou em 1990, quando a Sega ordenou à equipe AM8 a criação de um jogo com uma mascote para a companhia. Depois de considerarem várias sugestões, a equipe de produção decidiu-se por um ouriço azul com espinhos ao longo da cabeça e das costas para além de se renomearem como "Sonic Team", para coincidir com o seu personagem.



Sonic the Hedgehog, desenhado para ter uma jogabilidade rápida, foi influenciado pelos jogos de Shigeru Miyamoto. Usa uma técnica singular que permite a Sonic rolar ao longo de cenários curvos, originada numa demonstração (demo) criada por Yuji Naka. A trilha sonora foi composta por Masato Nakamura (da banda DREAMS COME TRUE). Sonic the Hedgehog foi bem recebido pelos críticos, que elogiaram os seus visuais, música e velocidade. Foi também um sucesso comercial, estabelecendo a Mega Drive como uma consola chave na era dos 16-bit, permitindo assim a competição com a Super Nintendo da Nintendo. (Fonte: Wikipedia)

Um ano depois, a SEGA desenvolveu sua continuação e criou o personagem Tails, que segue o herói até hoje.

Foi neste jogo que surgiram também Super Sonic, Spindash e a 7ª Chaos Emerald.

Em 1994, um projeto ambicioso da SEGA fez criar uma mega aventura dividida em dois jogos, através do sistema Lock-On, criando "Sonic 3 & Knuckles".

Após o grandioso sucesso de "Sonic 2", os produtores decidiram criar uma aventura gigantesca, mas isso não foi possível em apenas um cartucho. Por isso tiveram que dividir em duas partes e criaram o sistema Lock-On para inserir o cartucho de Sonic 3 no de S&K para jogar a aventura originalmente planejada.

Após 4 anos, a Sonic Team planejava um novo jogo para o Sonic no Sega Saturn, mas no final decidiram lançar para o Dreamcast. Foi neste jogo que os personagens ganharam novos visuais, além da primeira participação da banda Crush 40. Surge então "Sonic Adventure". Alguns anos após Sonic e Knuckles terem derrotado Eggman na Death Egg, a cidade de Station Square é ameaçada por uma besta, o Chaos, que se alimenta das esmeraldas do caos, e cada uma o torna maior e mais perigoso. O Dr. Eggman, sabendo disso, vai em busca das 7 esmeraldas para destruir, com a ajuda de Chaos, a Station Square e construir em suas ruinas, a Robotnikland ou Eggmaland , como nos OVA's e animes do Sonic . Cabe aos heróis do jogo, que são as personagens jogáveis, conseguir as esmeraldas antes do cientista do mal. O jogo é formado por seis personagens, cada uma com a sua história, mas que se entrelaçam entre si. São eles: Sonic the Hedgehog, Tails, Knuckles, Amy Rose, Big the Cat e E-102 Gamma.


Já no final de vida do Dreamcast, a SEGA aproveitou ao máximo o potencial do console para desenvolver "Sonic Adventure 2" e foi aí que Shadow apareceu pela primeira vez. Sonic Adventure 2 é um jogo plataforma com os mesmos princípios básicos dos antecessores. Ao longo dos estágios há anéis, que previnem a derrota caso seja atacado (excetuando nas fases com Tails e Eggman, em que o jogador tem uma barra de energia que os anéis ajudam a recarregar). Há bolhas variadas espalhadas, com anéis, dois tipos de escudo (um regular e um magnético que atrai anéis), invencibilidade temporária, vidas extras, aceleração temporária e uma especial que destrói inimigos próximos. Cada personagem tem direito a aperfeiçoamentos que dão novas habilidades (como poder destruir caixas metálicas).


Após o fim do Dreamcast, a SEGA passou a ser apenas uma produtora de jogos e desenvolveu o primeiro jogo do Sonic em multiplataforma, "Sonic Heroes". O game dá ao jogador a possibilidade de jogar com times de três personagens ao mesmo tempo, cada um com um nível de dificuldade diferente, fato que não havia nos demais jogos; assim como ele também marca o retorno dos personagens da Agência Chaotix, exceto pelo personagem Mighty the Armadillo, que não apareciam desde Knuckles' Chaotix.


"Sonic 2006" marca o 15º aniversário do ouriço. Os principais personagens jogáveis são o próprio "Sonic the Hedgehog", Shadow the Hedgehog e o novo personagem Silver the Hedgehog, um viajante do tempo. Os vilões deste jogo são Mephiles The Dark, Iblis, Dr. Eggman e Solaris. Era para ser o jogo dos 15 anos do Sonic, mas foi o responsável por criar sua imagem negativa. Mesmo assim, foi a primeira aparição de Silver. É assim que se define "Sonic 2006".


Em 2008, a SEGA cria a sua redenção, "Sonic Unleashed" com trilha sonora orquestrada, sistema de iluminação, dia vs noite, jogadores vs mídia. Sonic Unleashed foi lançado em duas versões extremamente diferentes entre si: a versão para PS2 e Nintendo Wii, e a versão para Xbox 360 e PS3. A primeira apresenta gráficos, jogabilidade e cenários mais pobres e fases menores e mais fáceis se comparada à outra. Além disso, a segunda apresenta uma maior necessidade de exploração do que a primeira. Ainda existem, entretanto, muito mais diferenças entre as duas, como é visto mais a frente. O jogo foi o último da franquia a ser lançado para PlayStation 2 na América e na Europa. E também o último jogo da era 128 bits.


Em 2010, surge "Sonic Colors" que foi lançado em duas plataformas da Nintendo: o Wii e o DS. No Wii, o jogo tem o mesmo estilo de Sonic Unleashed; no DS, como o de Sonic Rush, mas diferente em alguns aspectos, sendo voltado menos para a velocidade e focando em plataforma e puzzles. Sonic é equipado com uma nova habilidade (Double Jump) um pulo duplo que garante maior dinâmica durante as fases "2D". Aqui, Sonic encontra os Wisps e de cada um deles ganha um poder diferente, como correr mais rapidamente (laser), virar uma broca e perfurar o chão (drill), se tornar um bola de espinhos (spike) e até mesmo um foguete (rocket). Tanto a versão de Wii como a de DS possuem Wisps exclusivos. Neste jogo, as fases são planetas capturados e modificados pelo parque de diversões de Eggman, sendo que cada planeta, no Wii, é dividido em 7 atos, sendo 6 fases e um chefe; no DS, a divisão é em 4 atos, sendo 3 fases e um chefe. Ao final de cada ato, Sonic chega a uma cápsula onde estão aprisionados vários Wisps, destruindo a cápsula e libertando os alienígenas para ir ao ato seguinte até chegar ao chefe.


Em 2011, aproveitando o 20º aniversário da franquia, é lançado "Sonic Generations". Enquanto Sonic celebra o seu 20 º aniversário com os amigos, um estranho "buraco de tempo" provocado por uma misteriosa criatura chamada Time Eater aparece, sugando todas as pessoas e espalhando-os ao longo do tempo. Enquanto Sonic procura os seus amigos, ele acaba encontrando a si mesmo alguns anos mais novo, Sonic Clássico. Ambos (Sonic Moderno e Sonic Clássico) decidem colaborar e competir através de sua história a fim de salvar seus amigos e corrigir o fluxo do tempo. O jogo apresenta níveis derivados de 20 anos de história do Sonic, espalhando-se por três eras: Clássico, Dreamcast e Moderna, que são jogados tanto com o Sonic Clássico ou o Sonic Moderno.


"Sonic The Hedgehog 4" foi uma tentativa de resgatar a essência dos primeiros jogos da franquia, por ser uma continuação direta do jogo Sonic & Knuckles. A história passa-se após a destruição do Death Egg. O Dr. Eggman sobreviveu e está disposto a fazer de tudo para se livrar duma vez do Sonic, então ele usa as suas melhores criações. Sonic pede a Tails e Knuckles para não intervirem e diz que poderá encarregar-se do vilão.



Em 2014, a SEGA apresenta "Sonic Boom" e os jogos Rise Of Lyric e Shattered Crystal não tiveram boa receptividade da crítica (ao contrário da série animada), mas em 2016 o novo "Sonic Boom: Fire & Ice" promete resgatar o que foi a fase de ouro da franquia.


Agora, com a franquia completando 25 anos nesta quinta-feira (23 de Junho), a SEGA fará um grande anúncio em uma grande festa que vai acontecer na House of Blues, no próximo 22 de Julho. Será que teremos "Sonic Adventure 3"? Será que vamos ter um "Sonic Generations 2"? Por hora, vamos aproveitar ao máximo o jubileu de prata do Sonic e torcer para que venha um novo jogo do ouriço à altura dessa grande comemoração.

Agradecimentos ao Planeta Sonic pelos vídeos que nós colocamos neste post.

Comentários

Postagens mais visitadas