DÚVIDAS CABEÇA #39: A Versão Perdida de Scenes From a Memory

E aí pessoal? Como prometido, hoje vamos falar sobre o protótipo de "Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory", clássico do Dream Theater lançado em 1999. Esta matéria está na Blasting News e agora é um dos temas do DÚVIDAS CABEÇA. Chega junto!



Toda esta história começou há uns 20 anos atrás. Em 1996, o DREAM THEATER estava preparando material para seu 4º álbum de estúdio, "Falling Into Infinity". Este álbum foi lançado no ano seguinte e é o único que conta com o Derek Sherinian na formação. Seria um álbum duplo, mas por conta de gastos, acabou sendo lançado como um álbum simples, e além disso não apresenta a fonte característica da banda (o símbolo Majesty está presente), pois a capa deste é feita por Storm Thorgerson.

Outra curiosidade é que a faixa "You Nor Me" contou com a produção de Desmond Child.

De 16 músicas prontas, 11 entraram na tracklist final do álbum, e cinco ficaram de fora. Uma delas é "Metropolis Pt. 2", que inicialmente seria uma música de 21 minutos e meio e é uma continuação direta da "Metropolis Pt. 1: The Miracle and The Sleeper" (do álbum Images and Words). Confira o protótipo no player abaixo.


A principio, este protótipo estava inacabado e não tinha os vocais do LaBrie gravados, mas já era um presságio do que estava por vir. Após finalizarem a turnê do álbum "Falling Into Infinity", a banda retornou à gravação anterior como base, mas através de uma vídeo-conferência, o Derek Sherinian é mandado embora da banda. Eis que entra o tecladista Jordan Rudess, que havia tocado anteriormente no DIxie Dregs, e este se junta ao Dream Theater (onde permanece até hoje). E o que aconteceu com o protótipo da canção?

Em fevereiro de 1999, a banda foi para o BearTracks Studios para aprimorar aquela música de 21 minutos, só que Jordan Rudess deu um novo gás para a história e novas ideias foram surgindo. Resultado: o protótipo se transformou em um álbum conceitual, com uma história, ligada diretamente ao filme "Voltar a Morrer", mais do que a parte 1 de "Metropolis".

Confira a versão final do álbum, na íntegra (mixagem feita por Terry Brown) no player abaixo.



"Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory" foi lançado em 26 de outubro de 1999 pela Atlantic Records e é considerado um dos melhores trabalhos da banda (além de The Astonishing), pois conta a história de Nicholas, um jovem garoto que passa por terapias de regressão a fim de saber mais sobre seu passado. Em um transe hipnótico, ele vê uma garota chamada Victoria, que está sempre assombrando ao tentar revelar a verdade sobre seu assassinato.

TRACKLIST
Pessoal, espero que tenham gostado. No próximo mês teremos um especial de 25 anos de Sonic The Hedgehog, e o Dúvidas Cabeça #40 vai falar sobre o nosso querido ouriço. Até o próximo!

Fonte: Blasting News Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas