SBT completa 34 anos!

Salve wotas! Hoje o SBT comemora mais um ano de vida, completando 34 anos de existência, desde a histórica assinatura de concessão transmitida ao vivo pelo próprio canal.



A data, em si, não reserva grandes novidades. Primeiramente, por não ser uma “data fechada”, como 25 ou 30 no passado, quando se costumam fazer as maiores festas. E segundo, porque o momento econômica do País não é animador para grandes investimentos.

Por isso, o clima é total de espera para a chegada de 19 de agosto de 2016, quando a emissora bate na casa dos 35. Porém, até lá, são 365 dias (ou 366, já que é um ano bissexto), que prometem ser agitados.

A caminhada deverá ter seus primeiros testes já nos próximos dias e com influência grande em toda a programação. Isso porque está marcada para o próximo dia 1º de setembro, a estreia da Disney na grade. Trata-se de um horário comprado pela distribuidora internacional para exibição de seus produtos. Ao todo são 14 horas semanais distribuídas em 2 horas por dia (10 às 12h de segunda a sexta e 11 às 13h aos sábados e domingos).

A novidade implica em mudança dos horários dos infantis de segunda a sexta, provavelmente. Bom Dia e Cia poderá entrar no ar mais cedo. Ou ter um “antes” e um “depois” (a partir das 12 horas). No sábado, como é um horário diferenciado (11 às 13h), o Sábado Animado deve ser mais curto e provavelmente não deve retornar depois da programação Disney.

Aos domingos é que reside o ponto mais polêmico do contrato. A nova atração Disney entrará na faixa que antes era ocupada por parte do Domingo Legal, encurtando a atração em duas horas. Como é um dia considerado bem complicado em termos de concorrência, a torcida é que a Disney desloque seus produtos (de preferência, filmes) de maior potencial para esse dia. Se isso não acontecer, a grade dominical da emissora poderá ficar comprometida em audiência, prejudicando, inclusive, o programa de Celso Portiolli que entrará mais tarde e poderá não conseguir subir se receber em baixa e contra um programa já no ar na concorrente.

Como consequência do encurtamento, ainda, uma boa notícia. Finalmente voltaremos a ter um programa de auditório nos fins de noite de sábado. Ainda que seja algo meio que “forçado”, tendo em vista o caráter compensatório da medida. Mas o que importa é que virá. E que deve ser algo com a cara do SBT. O “Sabadão” tem previsão de estreia já para o dia 29 de agosto e pode ajudar a emissora a consolidar o horário nobre desse dia da semana, em que vem tendo bons desempenhos com a dobradinha de realities formada pelo Esquadrão da Moda e na sequência um reality de culinária (Cozinha sob Pressão e atualmente o Bake Off Brasil).

Ainda nessa contagem regressiva dos 35 anos, certamente seremos brindados com a expectativa sobre qual novela vai substituir “Cúmplices de um Resgate” na programação. Patinho Feio e Carinha de Anjo são as favoritas. Mas nada impede de uma surpresa apareça de última hora. Cúmplices mesmo, não estava cotada nas “prévias” iniciais e de repente apareceu e levou a vaga.

As séries da tarde também prometem muitas novidades para os próximos meses. Recentemente a emissora estreou a inédita “A Família Hathaway” (Viacom/Nick) e voltou com a clássica “Punky, a Levada da Breca” (Sony/Columbia Pictures). Outras da Nickelodeon devem aparecer em breve, já que a emissora adquiriu um pacote grande de produtos, dentre elas “The Thundermans”, “Sam e Cat”, “Kenan e Kel”, “See Dad Run”, “How To Rock” e “Henry Danger”. O SBT ainda procura séries que sejam capazes de obter resultados ao menos próximos das tradicionais do horário (Um Maluco no Pedaço, As Visões da Raven e Eu, a Patroa e as Crianças). As duas últimas, vale ressaltar, são distribuídas pela Disney, e quem sabe possam voltar em breve na programação. Mas é importante dar espaço para novidades também.

Nos filmes, esse período de 365 dias também será importante. É possível que o antigo contrato com a Warner diminua o número de títulos pelos quais o SBT tenha direito a reprises. Normal, já que não existe mais a exclusividade. A emissora pode optar por renovar com títulos de maior potencial de audiência e sair às compras de outras produtoras, como já o faz principalmente com a Columbia Pictures. Além disso, nesse intervalo 2015/2016, devemos ter novidades: afinal veremos de volta um filme nacional na grade e com participação do SBT em sua produção, com “Carrossel – O Filme”. Vale lembrar que o sucesso (mais de 2 milhões de espectadores até agora) já levou a Paris Filmes a confirmar a produção da segunda edição do longa infantil, que deve ser lançado em julho/2016. E continua a dúvida: quando virá o desenho animado da novela?

Ainda, haverá espaço para um teste interessante por parte do SBT. Trata-se da série “A Garota da Moto”, coprodução do SBT com a Mixer e a FOX. O produto, que já está em gravação, terá 26 episódios e pode estimular a emissora a apostar mais em produções independentes e/ou parcerias do tipo para a linha de dramaturgia. Quem sabe essa não possa ser uma solução para a lenda urbana do segundo horário de novelas adultas?

Importante destacar também o jornalismo. Acho necessário um maior espaço dedicado a ele na emissora. As últimas recentes demissões (e também quase demissões...), extinção de jornalístico (como Notícias da Manhã) e a contenção de gastos (Jornal do SBT gravado) não condizem com uma emissora vice-líder em audiência no Brasil. Não custa lembrar que a re-re-reprise do Jornal do SBT exibido às 6 horas da manhã está marcando mais que o Carrossel Animado às 7. É mais barato? Obviamente que sim. Mas não dá para ficar fazendo programação barata a vida toda.

Tirando isso tudo, ainda surgem aquelas surpresas de última hora. Novidades padrão Silvio Santos, como o contrato com a própria Disney, que um mês atrás (19 de julho de 2015) ninguém fazia ideia que poderia existir e foi confirmado no dia seguinte.

Nas comemorações dos 35 anos, fica a sugestão: o SBT precisa criar um espaço para cultivar sua história. Algo como um Memória SBT, com espaço para informações, curiosidades e fotos sobre programas, artistas, quadros, eventos já realizados pela emissora na história. Poderia ter um espaço para depoimentos tantos de profissionais que participaram desses programas como também de telespectadores, que poderiam enviar dentro dessa plataforma lembranças e mensagens a respeito do programa em questão. A emissora tem uma história riquíssima e ela não pode ficar enclausurada ou restrita a um ou outro programa especial para recordá-la.

Vamos torcer para que seja um ano de muitas realizações da emissora e que o SBT chegue aos 35 anos no melhor padrão: grade estável, produção nacional em alta e, principalmente, apostando no relacionamento tão próximo com seu telespectador, através de seu carisma e popularidade.

Fonte: SBTPEDIA

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