Capcom pode ser comprado pela Sega?

SALVE PESSOAL!
A poucos dias atrás, foi anunciado que em uma reunião recente de investidores, os acionistas da CAPCOM votaram para a não renovação das “defesas” de aquisição da companhia, onde agora a CAPCOM poderá ser adquirida por outras empresas que possam comprar grandes quantidades de ações. Muitas empresas tem defesas contra a possíveis ofertas para que outra empresa ou grupo de investidores possam negociar a aquisição, e muitas empresas usam diversas estratégias para bloquear que um grupo ganhe o controle da empresa após uma compra massiva de grandes quantidades de ações.



A CAPCOM iniciou as suas contramedidas nesse sentido em 2008 com votos dos acionistas. E em comunicado, a empresa comentou o seguinte:

"Apesar da não-aprovação da Renovação de Defesa de Aquisições da 35ª Reunião Geral dos Acionistas, a CAPCOM continuará no foco em preservar e melhorar ainda mais os valores e os interesses comuns dos acionistas. Se tiver um grande comprador em larga escala para adquirir a CAPCOM, nós iremos reagir para tomar as medidas necessárias dentro dos limites admissíveis das leis e regulamentos aplicáveis. Em conjunto nós tomaremos medidas para certificar que os acionistas tenham acesso a posição da diretoria em relação ao assunto, informações adicionais e que exista tempo suficiente para decidirem em relação a compra ou venda proposta."

Resumo: A empresa pretende continuar seus esforços para continuar ativa!

Agora vamos as especulações iniciais: se uma empresa como a CAPCOM pode iniciar a oferta de ações e vendas para potenciais compradores, fico imaginando quais seriam potenciais compradores, e certamente as compradoras estão mais interessadas nas franquias e marcas de suas principais séries, como a série Street Fighter, Monster Hunter, Devil May Cry, e diversas outras. Certamente queremos ver a empresa lançando jogos multiplataforma e investindo no setor de Arcades como é de tradição, pois se uma first-party adquirir ela, os próximos jogos poderão ficar exclusivos para uma plataforma, deixando muita gente na mão, afinal, os fãs da CAPCOM não estão presentes apenas na Nintendo ou Sony ou Microsoft.

* Agora vamos a minha especulação básica: Por quais motivos eu acho que a SEGA Sammy Holdings Inc deveria adiquirir as ações da CAPCOM?

- A SEGA é a maior third-party japonesa, tendo seu capital ultrapassando a faixa dos 500 Bilhões de Ienes

- Como a SEGA é uma third-party, as franquias da CAPCOM continuariam sendo lançadas para ambas as plataformas da Sony, Nintendo, Microsoft e os PCs e não se tornariam exclusivas de nenhuma first-party.

- Desde quando o governo japonês acabou com o contrato de exclusividade da Nintendo por tentativa de monopólio, a CAPCOM começou a apostar na SEGA, como podemos perceber nos diversos títulos lançados pela empresa na época do Mega Drive, Sega Saturn e Dreamcast

- A CAPCOM atua no setor de Arcades, assim como a SEGA que domina 80% desse mercado e é a sua divisão de maior importancia, com a aquisição, iria ocorrer uma reestrutura dessa divisão e muitos títulos da CAPCOM em conjunto com a SEGA seriam lançados.

- A CAPCOM ja foi uma das maiores parceiras da SEGA nesse setor de Arcades, ambas ja desenvolveram projetos juntas.

- Desde a fusão da SEGA com a Sammy em 2004, muitas empresas ao longo desses anos foram adiquiridas como a The Creative Assembly, Relic e Index Corporation que era a dona da ATLUS.

- Como a SEGA deu total permissão para a ATLUS poder usar as suas franquias antigas, com a CAPCOM em suas mãos, a SEGA poderá deixar a ATLUS desenvolver suas franquias que estão no Limbo além de que daria muito certo a ATLUS ajudando a CAPCOM em muitos jogos.

- Com a separação da Index e da ATLUS, a Index sera responsavel pela parte dos jogos para dispositivos móveis, resultando em muitos jogos da CAPCOM para celulares e tablets atraves da Index e Sega Networks.

* A Notícia do texto foi retirada do site: Select Game e foi adicionado ao texto as minhas especulações básica do porque que eu acho que a SEGA deveria adiquirir as ações da CAPCOM.
* Fonte da Noticia: http://gamehall.uol.com.br/selectgame/acionistas-da-capcom-liberam-empresa-para-compradores/
Texto original de Fábio Nascimento da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas