Será que o Canal Nostalgia sairá do ar no YT?

Episódio do Nostalgia sobre Power Rangers
Episódio do Nostalgia sobre Power Rangers
EAE GALERA SUPERSÔNICA, SEJAM BEM-VINDOS DE VOLTA A MAIS UM POST!!!
A Fox está em vias de tirar do ar um dos canais de maior sucesso do YouTube no Brasil. Na semana passada, o conglomerado de mídia reclamou com o Google por causa de um vídeo doCanal Nostalgia (certamente você já ouviu falar dele) sobre Os Simpsons, uma produção original da Fox. Como em todos casos de disputa de direitos autorais, o YouTube permitiu à Fox aplicar um strike contra o canal. Com este, são três no total. Na terça-feira, dia 21, pode ser que a página deixe de existir se a emissora não voltar atrás.

Por trás do Nostalgia está Felipe Castanhari, de 24 anos. Atualmente ele mora em Balneário Camboriú, mas é de São Paulo. Foi na capital paulista, há dois anos, que ele iniciou um canal para comentar sobre praticamente tudo que lhe dava uma certa sensação de nostalgia: Dragon Ball Z, Sonic e Sai de Baixo, para citar apenas alguns dos conteúdos mais assistidos. Conseguiu 861 mil assinaturas no YouTube. Os vídeos foram vistos mais de 33 milhões pelos internautas. O Canal Nostalgia está recheado de superlativos. Poderia muito começar com aquela vinheta de “E agora mais um campeão de audiência”, tão comum em programas da Globo há algumas décadas.

Pelo menos sete pessoas estão envolvidas no canal. Três delas vivem diretamente dos rendimentos gerados por propagandas durante os episódios. Afinal, dá trabalho produzir material tão bem editado e apurado.


Content quê?

Primeiro precisamos entender como funciona o sistema de detecção de direitos autorais do YouTube. O site de vídeos emprega uma tecnologia chamada Content ID. Cada upload (todos!) é verificado em busca de sinais gráficos e também sonoros que repliquem uma enorme base de dados. Sim, o YouTube recebe essas amostras das maiores empresas de mídia do planeta – em especial do cinema e da televisão dos Estados Unidos.

Cada vez que o YouTube pega material de terceiros, ele pode se comportar de diversas maneiras, dependo das diretrizes estabelecidas pela dona do conteúdo. Em alguns casos, o vídeo simplesmente fica inacessível em alguns países. Também existe a possibilidade de exibir comerciais antes do vídeo e na página dele, mas cujos rendimentos vão diretamente para o detentor do conteúdo.

No caso do Nostalgia, as primeiras reclamações foram feitas pelo grupo Time Warner, dono da empresa Turner, que por sua vez está relacionada com o canal Cartoon Network (complicado, eu sei). A companhia reclamou de dois vídeos em que Castenhari fazia montagens com As Meninas Superpoderosas e com Johnny Bravo – ambos são produtos do Cartoon.

Ele respondeu a notificação da Time Warner, mas não obteve retorno algum. Primeiro strike, portanto. Embora fossem dois vídeos, conta como uma coisa só porque as notificações chegaram no mesmo dia.

O segundo strike foi feito pela Fox. O Content ID detectou a exibição de uma abertura de Os Simpsons realizada pelo diretor Guillermo del Toro. Foi uma reclamação automática. O dono do canal fez um contra-argumento, mas como resposta a Fox decidiu manter a reclamação e ainda aplicar o strike.

Tanto no primeiro caso, do Cartoon Network, quanto no segundo, da Fox, os grupos de mídia manualmente fizeram a reclamação ao sistema do YouTube depois que o Content ID detectou o conteúdo de terceiros. É assim que funciona: a remoção automática não resulta em penalização, mas a manual sim.

DE NOVO, OS SIMPSONS!!!
Notificação da Fox sobre conteúdo de terceiros
Notificação da Fox sobre conteúdo de terceiros


O terceiro strike veio na semana passada, como mostramos aqui no LSH. Castanhari contou ao tecnoblog que o vídeo do Nostalgia sobre Os Simpsons foi reeditado para retirar a abertura de Guillermo del Toro. De acordo com ele, o vídeo que originalmente tinha 45 minutos passou a ter 33. Só que ele não sabia que aquela reclamação anterior da Fox tinha resultado em strike. A regra do YouTube é clara: trêsstrikes fazem um canal ser encerrado. Com a mais recente reclamação, ele imediatamente ficou impedido de postar novos vídeos e diversos deles desapareceram da página.

É neste limbo que o Nostalgia está desde o dia 14 de janeiro. Ninguém sabe dizer se a página continuará no ar ou deixará de existir.

Sem resposta da Fox

Primeiro de tudo, ele ressaltou que não obteve nenhuma resposta da Fox sobre o terceiro strike. Não se sabe se a empresa vai retirar a reclamação. Enquanto isso, ele montou um segundo canal no YouTube como backup caso tudo dê errado. O /oficialnostalgia já tem mais de 250 mil inscritos. É bastante, ainda mais considerando-se que essa marca foi conseguida em menos de uma semana. Ainda assim, não chega a um terço do que tem o canal oficial.

Também está em curso uma campanha entre os youtubers brasileiros para tentar salvar o canal. Entre os envolvidos está Rafinha Bastos, que tem um programa de humor no canal Fox brasileiro. Izzy Nobre, ex-colunista do TB fez seus comentários sobre o uso de conteúdo de terceiros. Até o canal Away se manifestou sobre o assunto.

Um dos representantes do YouTube no país, Federico Goldenberg postou no Twitter que está atuando para manter o canal no ar.

Fonte: tecnoblog.net

#FORÇANOSTALGIA e até o meu próximo post, FLW!!!

Comentários

Postagens mais visitadas