Um Pouco Sobre: Vocaloid

Fala Pessoal!!! Mais Um Pouco Sobre e dessa vez falaremos sobre o Vocaloid...

O que é? 

Vocaloid, pode até parecer ser um anime a primeira vista, porém ele é na verdade um programa de computador que funciona como um instrumento virtual que simula a voz humana. Ele é um software de síntese de voz que surgiu na Espanha como experimento de uma universidade, a Yamaha apoiou o projeto financeiramente e o comercializou.
O programa usa tecnologia de sintetização de voz gravada especialmente de atores ou cantores. Para criar uma canção, o usuário deve ter a melodia e a letra. Um piano de interface é usado para introduzir a melodia e as letras podem ser inseridas em cada nota. O software pode alterar as pronúncias, adicionar efeitos como vibrato, ou alterar a dinâmica e o tom da voz.
Os avatares servem para ajudar o compositor a visualizar um cantor enquanto compõe, seria esse o motivos desses personagens não terem personalidades ou história (essa parte fica a cargo do usuário, que cria a história e personalidade do avatar), cada Vocaloid é vendido como "um cantor em uma caixa".
A empresa Zero-G criou os primeiros Vocaloids, Leon e Lola (lançados em Janeiro de 2004). A outra parceira da Yamaha é a Crypton Future Media que lançou os primeiros vocaloids japoneses, MEIKO (lançada em 2004) e KAITO (lançado em 2006).

Mas o verdadeiro sucesso do programa veio a acontecer em 2007 quando a Crypton lançou Hatsune Miku, que imediatamente se tornou sucesso no Japão e se expandiu para todo o mundo, com mais de 70.000 cópias vendidas do software, com 150.000 musicas originais utilizando sua voz. Com isso, Hatsune Miku tornou se uma das maiores sensações da mídia no Século XXI e conquista novos fãs a cada dia. Hatsune Miku teve mais de 3.000 CDs produzidos, além de fazer shows ao vivo, parques temáticos e diversos produtos com seu avatar.

Os Vocaloids mais populares são:
Hatsune Miku
Lançada em 2007
Voice Character: Saki Fujita 
Empresa: Crypton Future Media

Kaito
Lançado em 2006
Voice Character: Naoto Fuuga
Empresa: Crypton Future Media

Megurine Luka
Lançada em 2009
Voice Character: Yuu Asakawa
Empresa: Crypton Future Media

Kamui Gakupo
Lançada em 2007
Voice Character: Gackt 
Empresa: Intert Co. Ltd

Kagamine Rin 
Lançada em 2007
Voice Character: Asami Shimoda 
Empresa: Crypton Future Media

Kagamine Len
Lançada em 2007
Voice Character: Asami Shimoda 
Empresa: Crypton Future Media

Gumi
Lançada em 2009
Voice Character: Megumi Nakajima
Empresa: Intert Co. Ltd


Atualmente, é possível que um usuário crie uma voz sintetizada gratuitamente dentro de sua casa. Com um software open-source chamado UTAU a pessoa pode criar a sua própria voz e o modelar a seu próprio gosto e preferência, com a opção de ter avatar ou não. O UTAU é facilmente encontrado na internet, e pode sintetizar qualquer língua, inclusive o português. 

Dependendo da empresa algumas Vocaloids tem personalidade, só que a grande maioria são apenas avatares vazios. Geralmente a história e personalidade é criada pelos fãs, como é o caso de Haku e Neru, criado no UTAU e adquirido pela Crypton Future Media para ser usado no jogo "Hatsune Miku: Project Diva". Suas personalidades ão abertas para serem criadas e inventadas, não tendo limites para sua imaginação, inclusive alguns animes foram inspirados no VOCALOID, como "Black Rock Shooter", "Kagerou Project" e "Aku no Musume". Começaram como músicas mas depois se tornaram tão populares que acabaram virando anime e mangá. 
Referência: Revista NeoTokyo (Edição 85, Abril/2013)

Bom pessoal, espero que tenham gostado da matéria e que possam ter entendido um pouco mais sobre Vocaloids. Esse foi mais "UM POUCO SOBRE", e provavelmente o último de 2013. Porém, teremos mais matérias sobre séries, bandas e filmes em 2014.

Postagens mais visitadas