Dúvidas Cabeça #10 - Diferenças entre o Sonic Clássico e o Sonic Moderno

FALA OURIÇADA!!!!
Este é o último "Dúvidas Cabeça" do ano e esse tema não poderia ser mais apropriado para o nosso blog. Vamos falar sobre as diferenças entre os Sonic's clássico e moderno. Quem já jogou o Sonic Generations pode perceber as diferenças. Vamos a ela!

SONIC CLÁSSICO
Esse é o visual que acompanhou o ouriço durante toda a era do Mega Drive/Sega Saturn e foi desenhado por Naoto Oshima. A cor dele é azul-claro, tem espinhos menores, olhos pretos, é baixinho e barrigudo.

SONIC MODERNO
Quando o Sonic Adventure estava sendo desenvolvido, a SEGA pediu um novo visual para o personagem. Ele ficou mais alto e magro, ganhou espinhos maiores, além de ter um tom azul-cobalto e ganhou pupilas verdes nos olhos. Foi redesenhado por Yuji Uekawa.

Outra diferença é que o Sonic antigo não falava, e o atual costuma soltar gritos cheios de adrenalina gabando-se de suas habilidades. O Sonic Generations promove um encontro entre as duas versões. A transição entre as versões aconteceu em 1998 e o Sonic Adventure pedia um personagem com aparência mais ágil. Até hoje muitos fãs discutem qual das duas versões do Sonic é a melhor.
Não existe palavras para descrever o quão Sonic gordinho foi importante na SEGA. Ele nasceu com uma missão nada fácil superar o carisma e o sucesso de Mario Bros. E ainda mostrar o poder do Mega Drive e assim alavancar as vendas do console e fazer da SEGA uma empresa gigante. Ele conseguiu tudo isso e mais tornou-se um dos personagens mais lembrando e querido no mundos dos jogos eletrônico. Esse sucesso se deve a vários fatores, dentre eles, o seu carisma incondicional que conquistou milhões de jogadores e a jogabilidade desafiante em conjunto com sua característica comum, a velocidade. Sonic The Hedgehog tornou um jogo clássico por ter esses elementos e suas continuação manteram a essência mesmo com mudanças na sua aparência e algumas adições de jogabilidade.
Notem que o processo de mudança já começou com os jogos clássicos! Isso é notável quando você ver o personagem em Sonic 3. A postura dele, a forma e a personalidade demonstrava um personagem um pouco mais maduro e menos ingênuo que os anteriores. Já na jogabilidade a evolução foi seguindo:
Sonic 1 - apenas pulo e poder giratório
Sonic 2 - pulo, poder giratório, spin dash
Sonic 3 & Knuckles - pulo, poder giratório, spin dash e poderes extras através dos itens como o poder do fogo (nesse Sonic podia transformar em uma bola de fogo) e do raio magnético (atrair anéis e conceder Sonic um pulo mais alto)
Sonic 3D Blast - pulo, poder giratório, spin dash e poderes extras sendo um em especial que fundamentou o homming attack.
Quando surgiu o Sonic Adventure tudo foi mudado drasticamente, começando mesmo com a jogabilidade, que passou a ser plataforma 3D livre. Outra mudança significativa foi o design do personagem. Que ficou mais magro e mais cool americano. A preocupação da SEGA foi adaptar o personagem ao anseio da juventude em procurar atitude inspiradora. Sonic sempre foi um personagem de atitude, porem o gordinho tinha visual infantil e a SEGA sabia que seus jogadores já estavam mais maduros e por isso atualizou o visual do personagem. Sonic Adventure 2 continuou com a tendência e seus posteriores também. E notem que a essência da atitude foi mantida porém o carisma é diferente. Para nós mais velhos o carisma do gordinho agrada mais. Mas será que para a galera novinha esse carisma é o mesmo? A polêmica é essa! A SEGA fez a mudança, mas muitos olds gamers não conseguiu acompanhar isso. Enquanto isso a galera nova não viu essas mudanças e nasceu com o visual do Sonic moderno se adaptando mais fácil a ele. Outra coisa polêmica é a jogabilidade. Em Sonic Adventure nota-se todos os elementos dos Sonic clássicos, porém foi nele que os fundamentos das mudanças nasceram. Em Sonic Adventure 2 o Homming Attack consolidou como a forma de ataque mais eficiente de Sonic e continuou em Sonic Heroes e Sonic 2006. Outras mudanças sutis também ocorreram entre os Sonic Adventure e Sonic 2006, como a forma de conseguir as esmeraldas, conseguir o Super Sonic, a forma de perder os anéis, os estágios especiais e até os tradicionais televisores e postes de check point. Mas que nada prejudicassem tanto o desafio e os elementos clássicos da série. Porém foi com os jogos Sonic Secret Rings, Sonic Black Knight e Sonic Unleashed que a coisa ficou mais séria. O Homming Attack ficou muito automático e a jogabilidade de Sonic ficou centrado demais na velocidade, perdendo aquele conceito essencial da franquia - O equilíbrio entre velocidade e exploração foi perdido nesses jogos. A questão é! Esse conceito centrado na velocidade e no Homming Attack super avançado vale a pena ser jogado? Será que tudo nele tá perdido para os olds gamers? E por que será que os jogadores novos gostam tanto dessa nova jogabilidade?
resposta é simples e cruel! - Adaptar a mudança é um desafio de qualquer ente! A nova proposta do Sonic moderno é simplesmente desafiar o jogador a decorar a fase para fases os combos corretos, no tempo certo sem perder a velocidade. Portanto o jogador deve-se ter habilidade, reflexos, memória e eficácia na condução de Sonic. Por exemplo em Sonic Unleashed, o jogador antigo fica frustrado no começo pois em muitas vezes tira notas inferiores a B e não sabe porquê? E por isso desista e vai na internet para reclamar do jogo, mas na verdade é ele o culpado por não saber jogar direito. Isso acontece pq o jogador antigo está habitado no ambiente 2D e uma velocidade mais equilibrada. O boost de Sonic moderno é com certeza algo desesperador para esses jogadores antigos. Eles devem pensar que perdem a noção o que está fazendo! É isso mesmo! Em Sonic moderno você perde o controle sobre o personagem!!! Sonic torna-se o ser mais veloz do mundo e destruidor quando estar em modo boost! E isso é super legal de ver para a galera de hoje!! Portanto o jogador antigo deve quebrar seus paradigmas para vencer e tirar notas altas nos jogos modernos de Sonic. Só assim que ele irá conseguir enxergar a proposta dessa jogabilidade e assim aproveitar mais o jogo. Não existe a melhor, cada tempo em seu tempo. O que se pode fazer é a SEGA fazer o que fez em Sonic Generations, encontrar o equilíbrio entre velocidade e exploração sem perder a essência do personagem e seu carisma. Naturalmente pode-se recuperar todos os elementos do sonic gordinho e aplicar no sonic moderno. Existe várias formas de fazer isso, basta apenas coragem e boa vontade e quem sabe criatividade! Eu por exemplo, para resolver esse impasse de jogabilidade e visual do Sonic moderno. Faria uma mudança no design novamente, agora mais parecido com o Sonic 3 & Knuckles com os olhos pretos. Depois continuaria com a jogabilidade moderna, porém voltaria com todos os elementos clássicos e colocava o Homming Atack e o Boost como forma opcional. O gráfico teria que ser sempre em pseudo 3D como tá em Sonic Generations, mas com predominância em plataforma 2D. O problema que Sonic é tão polêmico que fazer uma mudança dessa novamente pode agora desencadear outro problema maior... A geração de hoje tornará a geração de ontem! reclamando dessa mudança! 
Agradecimentos: SONIC FAN BRASIL.

É isso galera. Em 2013, mais dúvidas serão respondidas aqui no "Dúvidas Cabeça".

Comentários

Postagens mais visitadas